O setor de foodservice está em constante evolução, impulsionado pelas mudanças nas preferências dos consumidores, inovações tecnológicas e a busca por soluções com melhor performance. Essas últimas tendências prometem trazer novas dinâmicas e desafios.

Confira as principais:
- Do picles à cereja
Segundo a pesquisa Pinterest Predicts, os consumidores aumentaram a busca por “picles” no ano de 2025. Inclusive, a busca por “picles frito com molho” cresceu em 80%. Uma ótima oportunidade para explorar receitas com picles e variar as opções de molhos no seu cardápio.
Já cereja é uma pedida bastante procurada em sobremesas e drinks.
- Menu inclusivo
Você não precisa criar um novo cardápio para pessoas intolerantes a algum ingrediente ou vegetarianos, mas é bom considerar alguns pratos que agradem a esses públicos que vêm crescendo cada vez mais.
De acordo com a Federação Nacional das Associações de Celíacos do Brasil, cerca de 2 milhões de pessoas ao redor do país apresentam doença celíaca.
- Sustentabilidade
Existem diversas maneiras de contribuir para um mundo mais sustentável, o que também favorece (e muito) o seu negócio.
Por exemplo, fazer um melhor gerenciamento de resíduos e redução de desperdícios e utilizar ingredientes da época são coisas simples de se aplicar.

- Sabores exóticos
Segundo a pesquisa Taste Charts de 2025, o alho negro está em primeiro lugar em sabores salgados no foodservice. Experimente utilizá-lo em suas receitas, trazendo pungência aos pratos como massas, molhos, carnes, risotos (note que o alho negro é um ingrediente bem versátil). Seguindo a esteira dos ingredientes e alimentos-tendência, estão também o Kimchi, a pimenta-verde, zaatar e jabuticaba.
- Estabelecimentos e cardápios temáticos
E comidas que contam uma história. Os clientes anseiam por conexões mais profundas com suas refeições e ambientes em que consomem. Lugares com inspiração em temas específicos atraem uma grande clientela.
- Gestão de pessoas: Gen Z
A geração Z está entrando no mercado e adaptar-se a essa nova força de trabalho é uma necessidade. Os líderes precisarão entender os perfis dos colaboradores, além de implementar programas de treinamento para as equipes para que todos se beneficiem, dos próprios funcionários aos clientes.
- Tecnologias baseadas em IA
Cada vez mais, a utilização de soluções baseadas em inteligência artificial estará em evidência, permitindo a previsão de demandas, a personalização de experiências, a gestão eficiente de estoques e é um grande auxílio para criar conteúdos para as redes do seu negócio. Os restaurantes que implementarem essas tecnologias em suas operações estarão melhor posicionados competitivamente.

- Modelos de negócio flexíveis
Modelos de negócios flexíveis, como dark kitchens, food trucks e restaurantes temporários, se firmarão como alternativas eficazes para crescimento, oferecendo uma abordagem de expansão com baixos custos e elevada capacidade de adaptação.
Para continuar inovando com propósito e atender cada vez melhor os seus clientes, conte com os nossos produtos. Assim como as tendências acima, estamos sempre buscando o melhor para oferecer ao seu negócio.